Couro

HISTORIA
Alguns afirmam que o couro é usado desde o inicio da humanidade e também por questão de logica podemos perceber que a caça dava aos humanos antes de saberem o processo de curtimento, já tinham acesso ao “couro cru , mas o que sabemos pelos meios comprovados pela ciência, um exemplo disso é que foi achado arqueologicamente falando couros usados pelos antigos egípcios em 3000 a.C. e também da china em que os tecidos de couro já era utilizado desde bem antes da era cristã. Também podemos encontrar registros de que os babilônios e os hebreus usavam o couro e os gregos também. Assim como vários povos antigos tinham o conhecimento sobre o couro e já o usavam para diversas utilidades (capacetes, escudos, roupas, Etc.).
No Brasil, a partir da urbanização (aumento da população urbana) automaticamente ouve um aumento nos rebanhos de animais, aumentando então a produção do couro. A região de maior concentração de couro atualmente é a região centro oeste, justamente por estarem mais próximas da área de maior concentração de rebanhos no país.
CARACTERISTICAS:
O couro é também chamado de couro ecológico, pois provem da pele de animais diversos.
O couro é um tecido poroso permitindo então a respiração da pele. Algumas propriedades do couro são: A elasticidade e a flexibilidade (podendo-se então esticar e dobrar). O couro também possui uma enorme resistência a flexão, a tração (estiramento) e à abrasão,  pode provir de diversos tipos de animais como cobras, crocodilos, bois, lagartos e outros muitos animais.
O tecido que compramos hoje denominado couro passa antes por um processo chamado curtição ou simplesmente curtume é o processo quimico que faz o couro não apodrecer com aplicação de um determinado produto químico. O curtimento do couro faz o mesmo se tornar impermeável.

MATERIA PRIMA (COMPOSIÇÃO)

A composição do couro é a pele do animal escolhido e o processo de curtimento o que faz ele se tornar não perecível e, logo após isso tinturas e assemelhados escolhidos por couristas ou ETC. 

-Parte Gabriel Sacchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário