História
Foi inventado por Joseph Shivers, um químico que trabalhava na empresa DuPont EUA em 1959 e patenteado no mesmo ano dando o nome comercial LYCRA ®. Quando introduzido pela primeira vez, o elastano revolucionou muitas áreas da indústria têxtil.
O elastano foi comercializado na indústria têxtil, desde a sua invenção, algumas das marcas que estão NUMA ®, UNEI ®, ® e LYCRA ® Dorlastan entre outros. O fio LYCRA é agora propriedade da empresa Invista. É um tecido, mas de as fibras que compõem um tecido. Suas propriedades são para dar elasticidade e maior qualidade do que outro elastano. Hoje ele é usado principalmente em esportes, graças à sua flexibilidade e leveza.
Características
O elastano ou de elastano é uma fibra sintética conhecida pela sua elevada elasticidade e resistência. Mais cientificamente conhecido por ser um copolímero de uretano-ureia de 95% por poliuretanos segmentados (spandex), com base em um éter polibutenico (um polímero amorfo), que atua como uma mola entre os grupos funcionais de poliuretano formando cadeias longas, obtendo-se assim filamentos contínuos pode ser multifilamento ou monofilamento.
Composição química
Este consiste de uma variedade de matérias-primas, tais como os campos que são pré-polímeros que formam a estrutura principal da fibra. Existem dois tipos de polímeros de fibra spandex pré que reagem para produzir a fibra de polímero resultante, uma é uma macro-glicol flexível pode ser um poliéster, um policarbonato..., ou alguma combinação destes, enquanto o segundo é um diaconato rígida. Em fibra spandex produzido também encontrar estabilizadores e corantes de ligação de polímeros. A característica mais importante das moléculas que é formado pelo spandex é para ser flexível e longo e tendo grupos hidroxilo (-OH) em ambas as extremidades.
-Parte Guilherme Bersagui
-Parte Guilherme Bersagui
Nenhum comentário:
Postar um comentário